Pandemia e o Meio Ambiente

A pandemia da Covid-19 revelou a fragilidade da sociedade e de seu sistema econômico e social em fazer frente a eventos complexos e de grande escala. Apesar dos alertas do IPCC (The International Panel on Climate Change) e dos pesquisadores, quanto a ocorrência de eventos climáticos extremos e aos efeitos da degradação da qualidade ambiental, parece que a sociedade e o sistema econômico e social simplesmente se mostram alheios e indiferentes.

Os surtos de doenças infecciosas transferidas de animais para humanos, por exemplo, revelam outra interface da relação sociedade-meio ambiente-economia, os quais têm chamado a atenção internacional nos últimos tempos, como Ebola, gripe suína (h1n1), Zikavúrs, entre outras. Entretanto, nenhum destes surtos alcançou a magnitude dos impactos da pandemia do corona vírus.

É evidente que neste momento toda a discussão esteja centrada ao combate da Covid-19, tais como a busca de medicamentos e desenvolvimento de vacinas. Em segundo lugar vemos ações e medidas que visam reduzir perdas econômicas agora e no pós-pandemia. O que ainda não foi visto ser incluído como medida são as mudanças sociais e econômicas necessárias para recuperar e proteger os ecossistemas. É claro que dependemos do meio ambiente, e não o contrário, e que as crises enfrentadas pela sociedade têm uma importante interface ecológica.

Um estudo realizado por pesquisadores da Stanford University revelou que o desmatamento pode contribuir para a disseminação de doenças contagiosas para humanos. Isso devido à abertura de possibilidades de contato dos humanos com novos vírus; na medida que os animais perdem seus habitats ocorre uma aproximação com a sociedade e transmissão de novas doenças.

Apesar de o Brasil estar em meio a pandemia de Covid-19, os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que março registrou a segunda maior taxa de desmatamento para o mês dos últimos cinco anos! Nem mesmo uma pandemia é capaz de conter o desmatamento no Brasil.

Para nós, a volta à “normalidade” deve ser encarada, também, como uma nova oportunidade que o meio ambiente estaria oferecendo para a humanidade cuidar da sua casa, o ecossistema global.

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Conheça nosso aplicativo e resolva tudo em um clique!

Com o nosso App você pode rastrear o destino dos seus resíduos, solicitar propostas, roteirizar seus serviços esporádicos, dentre outros serviços.

Últimas postagens

×